Pesquisa BTG: Lula tem 43% das intenções de votos, seguido de Bolsonaro com 36%

Lula oscila dois pontos, Bolsonaro se mantém estável e Ciro e Tebet crescem nas intenções de votos na pesquisa por telefone feita pelo Instituto FSB, a pedido do BTG/Pactual, divulgada nesta segunda-feira (29)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na frente nas intenções de votos para a presidência da República com 43% da preferência dos eleitores, seguido por Jair Bolsonaro (PL); com 36%; Ciro Gomes (PDT), 9% e Simone Tebet (MDB) com 4%, na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. O resultado é da pesquisa do Instituto FSB, feita por telefone, a pedido do BTG/Pactual e divulgado nesta segunda-feira (29).

Esse resultado mostra que Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo (tinha 45%) em relação à pesquisa feita na semana passada. Bolsonaro se manteve estável. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) cresceu três pontos percentuais e aparece na terceira posição, subindo de 6% para 9% e a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto para cima, de 3% para 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Vera Lucia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) registraram 1% cada um. Luiz Felipe D'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e o Leonardo Péricles (UP) não pontuaram, assim como ocorreu na pesquisa anterior.

O índice dos que não votam em nenhum dos candidatos é de 4%, brancos e nulos ficou em zero por cento e os que não sabem ou não responderam somam 3% dos entrevistados.

Apesar de constar na pesquisa, Marçal teve sua candidatura retirada pelo Pros, após o partido decidir apoiar o ex-presidente Lula.

Pesquisa espontânea: Lula continua à frente

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, tanto o petista como o atual presidente oscilaram um ponto para baixo. Lula aparece com 40%, tinha 41% na última pesquisa e Bolsonaro caiu de 34% para 33%.

Ciro Gomes subiu de 4% para 6%. Portanto, a variação de Lula, Bolsonaro e Ciro ocorreu dentro da margem de erro. Simone Tebet ficou estável com 2%. Outros obtiveram 1% das intenções de votos; nenhum: 4% Branco/nulo: 3% Não sabe/não respondeu: 11%

Segundo turno

Num eventual segundo turno, o ex-presidente Lula venceria todos os três candidatos mais pontuados: Bolsonaro, Ciro e Tebet. Já Bolsonaro além de perder para Lula, perderia para Ciro Gomes e empata tecnicamente com Simone Tebet.

Lula X Bolsonaro

Lula tem 52% e Jair Bolsonaro (PL): 39%.

Não votariam em nenhum desses candidatos 4% dos pesquisados; Branco/nulo: 3% Não sabe/não respondeu: 2%. O resultado é o mesmo da pesquisa anterior.

Lula X Ciro

O resultado se mantém na margem de erro de 2%, apesar do crescimento de Ciro Gomes. Na disputa o petista vence o pedetista, por 47% a 32%. Em comparação à pesquisa anterior Lula caiu dois pontos e Ciro subiu dois.

Não votariam em nenhum: 12% Branco/nulo: 7% Não sabe/não respondeu: 2%

Lula X Tebet

A candidata do MDB cresceu cinco pontos, de 25% da pesquisa anterior subiu para 30%. Ainda assim continua atrás do ex-presidente Lula que tem 51% da preferência dos eleitores. Na pesquisa anterior Lula tinha 53%.

Não votariam em nenhum: 10% Branco/nulo: 7% Não sabe/não respondeu: 2%.

Bolsonaro perde para todos

Além de perder para Lula, num eventual segundo turno, entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista venceria com 49% das intenções de voto contra 41% de Bolsonaro.

O atual presidente também perderia, dentro da margem de erro, para Simone Tebet. A senadora tem 44% das intenções de votos contra 42% de Bolsonaro.

Metodologia

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 26 e 28 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08934/2022.