top of page

Veja o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa no Rio

Bancos não funcionam na Sexta-feira da Paixão. Supermercados abrem normalmente até a terça-feira (23), feriado estadual de São Jorge.


Encenação do Auto da Paixão de Cristo nos Arcos da Lapa — Foto: Reprodução/TV Globo


Nos feriados nacionais da Sexta-feira da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (19), e Tiradentes, neste domingo (21), alguns serviços vão operar com horários alterados no Rio de Janeiro.


Nesta terça-feira (23), feriado estadual de São Jorge, também haverá mudanças no funcionamento dos serviços.


Confira os horários das atividades no Rio de Janeiro:

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado da Sexta-feira da Paixão (19). Os pagamentos podem ser realizados pelos canais eletrônicos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.


A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) informa que as contas de consumo (água, luz, telefone, TV a cabo etc.) e carnês com vencimento marcado para esta sexta-feira poderão ser pagos no próximo dia útil, dia 22, sem multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.


Outra alternativa é agendar o pagamento das contas ou pagar as que têm código de barras nos caixas automáticos. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos via débito direto autorizado (DDA).

Unidades de Saúde


As unidades de urgência, emergência e internação da Secretaria Municipal de Saúde funcionam normalmente em todo o feriado.


As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), policlínicas e os ambulatórios de hospitais vão funcionar até às 12h durante o ponto facultativo desta quinta-feira (18). Nos feriados, as unidades não funcionam.


O Laboratório Municipal de Saúde Pública e o Pronto Atendimento da Fiscalização Sanitária vão funcionar em regime de plantões.


Unidades que funcionam 24 horas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro

- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea

- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier

- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca

- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz

- Hospital Municipal Rocha Faria – Campo Grande

- Hospital Municipal Albert Schweitzer – Realengo

- Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador

- Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo

- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá

- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá

- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão

- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos

- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira

- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes

- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque – Centro

- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu

- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho

- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier

- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo

- UIS Arthur Villaboim – Paquetá

- UPA de Vila Kennedy

- UPA da Rocinha

- UPA do Complexo do Alemão

- UPA de Manguinhos

- UPA da Cidade de Deus

- UPA de Santa Cruz / João XXIII

- UPA do Engenho de Dentro

- UPA de Madureira

- UPA de Costa Barros

- UPA de Senador Camará

- UPA Sepetiba

- UPA Paciência

- UPA Magalhães Bastos

- UPA Rocha Miranda

- Coordenação de Emergência Regional Centro

- Coordenação de Emergência Regional Leblon

- Coordenação de Emergência Regional Barra

- Coordenação de Emergência Regional Ilha

- Coordenação de Emergência Regional Santa Cruz

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Antônio Carlos Mussum

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Miriam Makeba

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Raul Seixas

- Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira Silva Filho

Barcas


Nesta quinta-feira (18), véspera de feriado, a CCR Barcas informou que, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos nos horários de maior movimento podem ser estendidos para depois do horário de pico. A Concessionária recomenta que os usuários antecipem a compra do bilhete de volta.


Na Sexta-Feira Santa (19), no sábado (20), no domingo (21) e no feriado de São Jorge (23), a Concessionária vai operar com a grade de fins de semana e feriados, disponível em www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não vão funcionar.


Na segunda-feira (22), véspera do feriado de São Jorge, as barcas vão operar com grade especial nas linhas Arariboia e Charitas. No trajeto Praça Arariboia - Praça XV, as duas primeiras travessias estão programadas para 5h30 e 6h. Depois dessas viagens, as saídas acontecem a cada 20 minutos, até 10h.


Também nesta segunda-feira, no pico da tarde, entre 16h30 e 20h30, os intervalos serão de 20 minutos no itinerário Praça XV-Praça Arariboia. Na linha seletiva de Charitas, os intervalos entre as viagens serão de 30 minutos no horário do pico. A linha não vai operar entre 12h30 e 16h. Não haverá alterações nas linhas Cocotá (Ilha do Governador), Paquetá e na Divisão Sul, que funcionarão segundo a grade de horários de dias úteis.

Metrô


O MetrôRio vai funcionar nesta sexta-feira (19) de 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.


Linha 4 do Metrô — Foto: Divulgação MetrôRio

No sábado (20), o horário é normal, das 5h à meia-noite, e a baldeação entre as linhas 1 e 2 também é feita na estação Estácio.


No domingo (21), o funcionamento do metrô será das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.


Na segunda-feira (22), as 41 estações do MetrôRio funcionam normalmente, das 5h à meia-noite.


Na terça-feira (23), haverá esquema especial, com operação das 7h às 23h e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.

Trens


Durante os feriados da Sexta-feira Santa (19), Tiradentes (21) e São Jorge (23), os trens da Supervia vão circular entre 4h35 e 21h45, de acordo com os horários programados para cada ramal. Nesta sexta-feira (19) e terça-feira (23), além da grade, terá viagens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz. Nesta segunda-feira (22), haverá mudanças nos horários dos trens de acordo com a redução da demanda de passageiros.

Trens do RJ — Foto: Reprodução GloboNews

Além disso, também haverá alterações por causa de manutenção:

- De sexta-feira (19) a domingo (21), haverá manutenção na via no pontilhão sobre a Av. Francisco Bicalho.


- De sexta-feira (19) a terça-feira (23), haverá manutenção no sistema de sinalização no ramal Saracuruna.


Os passageiros também podem acessar os canais digitais da empresa para mais informações (www.supervia.com.br).


O funcionamento do VLT Carioca vai ser normal durante o feriado de Semana Santa, Tirandentes e São Jorge — Foto: Divulgação

VLT


A circulação do VLT Carioca durante o feriado, de sexta (19) a terça-feira (23), vai ser normal. As linhas 1 e 2 funcionam até meia-noite, com intervalos variando entre 10 e 20 minutos. A passagem do VLT custa R$ 3,80, o cartão é de uso individual e pode ser adquirido ou recarregado nas paradas e estações.


O passageiro pode consultar os horários de partidas e chegadas das viagens no aplicativo VLT Carioca ou no site vltcarioca.com.br. Os pontos de embarque contam com terminais de consulta nos quais é possível verificar o saldo, desbloquear cartões e liberar recargas realizadas pelo site Recarga Fácil.

Detran

Nos dias 19, 22 e 23 não haverá expediente na sede, nas unidades de serviços e no teleatendimento do Detran. Nesta quinta-feira (18), o funcionamento é normal.

Shoppings


NorteShopping

Lojas e quiosques do NorteShopping funcionam nesta sexta-feira (19), das 13h às 21h, alimentação e lazer das 12h às 23h e o pátio das 12h à 0h.


Neste domingo (21), lojas e quiosques funcionam das 13h às 21h, alimentação e lazer das 12h às 21h e o pátio das 12h à 0h.


Nesta terça-feira (23), lojas e quiosques funcionam das 13h às 21h, alimentação e lazer das 12h às 21h e o pátio das 12h à 0h.


Plaza Niterói


Nesta sexta-feira (19), domingo (21) e terça-feira (23), lojas e quiosques do Plaza Shopping Niterói funcionam das 15h às 21h, alimentação e lazer das 12h às 22h. Restaurantes e cinemas funcionam com seus horários específicos. As lojas de chocolate trabalham de 12h às 21h nos dias 19 e 21.

Shopping Tijuca

No Shopping Tijuca, as praças de alimentação vão funcionar das 12h às 22h e as lojas e quiosque terão funcionamento das 13h às 21h. O Just Dance, evento especial de dança no piso L0, vão funcionar no mesmo horário de funcionamento do shopping.


Nova América

No Nova América, em Del Castilho, as lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h na sexta (19), domingo (21) e terça (23), e as opções de alimentação das 11h às 22h.


Shopping Boulevard Rio

As lojas e quiosques também funcionarão das 13h às 21h na sexta (19), domingo (21) e terça (23), e as opções de alimentação das 11h às 22h.


Madureira Shopping

Já no Madureira Shopping as lojas e quiosques funcionarão das 15h às 21h e as opções de alimentação das 12h às 21h.


Recreio Shopping

O Recreio Shopping vai funcionar nesta sexta-feira (19), domingo (21) e terça-feira (23) de 13h às 21h. O funcionamento da praça de alimentação será das 12h às 22h. O supermercado Pão de Açúcar e a Droga Raia abrem das 07h às 22h. O cinema abre de acordo com a programação.


Ilha Plaza Shopping

Nesta sexta-feira (19), domingo (21) e terça-feira (23), as lojas e quiosques do Ilha Plaza Shopping terão funcionamento das 15h às 21h. A praça de alimentação e restaurantes funcionam das 12h às 22h. O Parque do Carrossel, localizado no piso L1, vai funcionar no mesmo horário das lojas.


Shopping Botafogo Praia

As lojas e quiosques funcionarão das 14h às 21h na sexta (19), domingo (21) e terça (23), e os restaurantes a partir das 12h até 21h.


Rio Design Leblon

Já as lojas e quiosques do Rio Design Leblon abrem às 14h e fecham às 20h. Os restaurantes operam a partir das 12h até 21h.


Rio Design Barra

As lojas e quiosques abrem às 15h e fecham às 21h na sexta (19) domingo (21) e terça (23). As opções de gastronomia operam a partir das 12h até o último cliente.


Américas Shopping

Nesta sexta-feira (19) e terça-feira (23), as lojas e quiosques do Américas Shopping funcionam das 13h às 21h, a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h, restaurantes das 12h às 23h e cinema de acordo com a programação.

Neste domingo (21), lojas e quiosques funcionam das 13h às 21h, praça de alimentação e lazer das 11h às 22h, restaurantes das 12h às 23h e cinema de acordo com a programação.


Center Shopping

Nos dias 19, 21 e 23 as lojas do Center Shopping funcionam das 13h às 21h, a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h e cinemas de acordo com a programação.


West Shopping

As lojas e quiosques do West Shopping vão funcionar, nos dias 19, 21 e 23, de 13h às 21h. A alimentação e lazer será de 11h às 23h.


Via Brasil Shopping

Nos dias 19, 21 e 23 as lojas do Via Brasil Shopping vão funcionar das 13h às 21h, alimentação das 11h às 22h (com exceção de alguns restaurantes que fecham às 21h), academia das 15h às 19h e cinema de acordo com a programação. Bancos e serviços não funcionarão.


Além do feriado, a Central de Atendimento do TRE não abrirá nos dias 17 e 18. O Sine não funciona no dia 22.


Shopping Grande Rio

As lojas e quiosques do Shopping Grande Rio vão funcionar nos dias 19, 21 e 23 das 13h às 21h, e a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h. O supermercado Extra funcionará das 8h às 23h. O cinema funciona de acordo com a programação.


Shopping Jardim Guadalupe

Nesta sexta-feira (19), domingo (21) e terça-feira (23), as lojas e quiosques do Shopping Jardim Guadalupe funcionam das 13h às 21h, e a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h. O cinema funciona de acordo com a programação.


Partage Shopping São Gonçalo

Nesta sexta-feira (19) e terça-feira (23), as lojas e quiosques do Partage Shopping São Gonçalo funcionam das 15h às 21h, a praça de alimentação e lazer das 11h às 21h, bares e restaurantes das 11h às 23h e o cinema de acordo com a programação.

Neste domingo (21), as lojas e quiosques funcionam das 13h às 21h, a praça de alimentação e lazer das 11h às 21h, bares e restaurantes das 11h às 23h e o cinema de acordo com a programação.


Shopping Nova Iguaçu

As lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h na sexta (19), domingo (21) e terça (23). As opções de alimentação e lazer operam das 12h às 22h na sexta, domingo e terça. Restaurantes do Baixo Pedreira funcionam de acordo com a programação.


TopShopping

Nos dias 19, 21 e 23 as lojas e quiosques do TopShopping funcionam das 13h às 21h, praças de alimentação e lazer das 11h às 22h, e o cinema das 12h às 22h.

Na sexta-feira (19), as Lojas Americanas, Brasil Cacau e Cacau Show funcionarão das 10h às 22h. Já no domingo (21), das 10h às 21h.


Outlet Premium Rio de Janeiro

O shopping vai funcionar com horário tradicional, das 9h às 21h.


Mercados

Supermercados Mundial

Nos dias 19, 20, 21 e 22 as lojas funcionam normalmente.

No dia 23, as lojas funcionam até 14h, com exceção das filiais da Abelardo Bueno e Recreio, que funcionarão até às 22h.


Assaí Atacadista

Na sexta-feira (19), o mercado funciona com horário especial no Rio, das 8h às 18h. Na loja Ceasa, os serviços vão das 8h às 15h.

Na terça-feira (23), o mercado funcionado com horário normal, das 7h às 22h nas lojas do Rio e das 6h às 20h na Ceasa.


Extra

Na sexta (19) e terça-feira (23), as lojas do supermercado funcionam normalmente, das 7h às 22h. As lojas Tijuca, Maracanã, Barra, Santa Cruz, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Galeão, Grande Rio e Carioca estendem os serviços até as 23h.


Pão de Açúcar

O supermercado funciona normalmente na sexta (19) e terça-feira (23). As unidades do Lido, Arco Verde, Miguel Lemos, em Copacabana abrem das 7h às 21h. Já as lojas em Botafogo, Flamengo, Recreio, Icaraí, Nossa Senhora de Copacabana, Pompeu Loureiro, Siqueira Campos, Viveiros de Castro, em Copacabana funcionam das 7h às 22h. E no Leblon, Barra, Paróquia, Jardim Botânico, Ingá, Tijuca, Marquês de Abrantes, Voluntários da Pátria e Barão de Itambi, em Botafogo, das 7h às 23h.


Fonte: G1


bottom of page