Rio mantém vacinação suspensa e secretário diz que Ministério da Saúde não deu 'qualquer previsão.

Daniel Soranz se queixa de atraso do Ministério da Saúde e cobra envio de remessa. Ao G1, Ministério da Saúde informa que vai enviar remessa 'nos próximos dias', sem precisar a data.

Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

O secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou neste domingo (25) que não recebeu "qualquer previsão de entrega" de vacinas contra Covid-19 por parte do Ministério da Saúde.

Ele se queixa do atraso do governo federal, que obrigou o município a suspender a vacinação da primeira dose na última sexta (23).

Não há estimativa de quando o calendário será restabelecido, mas a aplicação de segunda dose de quem já estava marcado continua normalmente.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que vai enviar a remessa "nos próximos dias", sem precisar uma data.

"É necessário que o planejamento de distribuição já esteja pronto e seja executado em no máximo 24h. Até o momento sem qualquer previsão de entrega!", escreveu em uma rede social.

Já no fim da noite, o prefeito Eduardo Paes também se manifestou em uma rede social e criticou a pasta nacional.

"O senso de urgência do @minsaude chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas recebemos a previsão de entrega de pouca quantidade na terça 27 e a maior quantidade na quarta 28. Estamos falando de vidas!"

No sábado, a prefeitura planejava vacinar na repescagem homens e mulheres de 35 anos ou mais. Nesta segunda-feira, (25) seriam vacinadas mulheres de 34 anos. Em nota enviada no domingo, o Ministério da Saúde afirmou que vai distribuir mais de 10 milhões de doses para estados e Distrito Federal. O texto dizia ainda que a responsabilidade pelo envio aos municípios é da gestão estadual.

Segunda dose mantida

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que repassou ao município 76.340 doses no sábado.

A Prefeitura informou que essas doses já estavam reservadas para a segunda aplicação, que segue normalmente para quem já tinha a data programada.