PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PISO já está VALENDO? Confira fala de deputado

"Vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver os problemas de vocês", disse o presidente Lula sobre o piso salarial da enfermagem - FOTO: Freepik

O piso salarial da enfermagem já é um assunto que vem se alongando para a Categoria.

A lei, que previa o novo piso dos profissionais de enfermagem, foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo alegado foi a falta de orçamento.

Os profissionais da enfermagem afirmam que não irão parar os protestos até que a lei entre em vigor.

Entretanto, hoje (29), a causa deu um passo importante para que o piso avance.

Leia nesta matéria:

• Revogação da suspensão da medida no STF

• O que diz o Ministério da Saúde?

• Quanto ganham os profissionais de enfermagem?

• Quanto os profissionais de enfermagem passarão a ganhar se o piso for aprovado?

• O que Lula diz sobre o piso salarial da enfermagem?

REVOGAÇÃO DA SUSPENSÃO DA MEDIDA NO STF

Mauro Benevides Filho, deputado Federal pelo PDT do Ceará, publicou em suas redes sociais que o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macedo, estaria trabalhando para que pudessem liberar o piso salarial da enfermagem.

O deputado completou dizendo que basta o Ministério da Saúde publicar a portaria explicando a situação do piso para que a lei seja aplicada.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA SAÚDE?

O Ministério da Saúde publicou um comunicado afirmando estar trabalhando em diversas frentes para que a lei seja implementada em território nacional.

"O governo federal, de forma interministerial, está comprometido e trabalhando em várias frentes para acelerar a implementação do Piso Nacional da Enfermagem", informou por meio de nota.

Além disso, o Ministério ressaltou que o piso salarial da enfermagem é uma das prioridades do governo Lula.

QUANTO GANHAM OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM?

Segundo o portal Glassdoor, o salário médio nacional de um enfermeiro é de R$ 3.500.

Já o salário médio de técnicos de enfermagem é de R$ 2.100. Por fim, a média salarial de auxiliares de enfermagem é de R$ 2.044.

QUANTO OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PASSARÃO A GANHAR SE O PISO FOR APROVADO?

O piso nacional de enfermagem foi estabelecido na Lei 14.434 de 2022, aprovada pelo Congresso Nacional em julho do ano passado e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), regente na época.

A lei prevê o mínimo que cada profissional da enfermagem deve receber. Confira:

• Enfermeiros: R$ 4.750

• Técnicos de enfermagem: R$ 3.325

• Auxiliares de enfermagem: R$ 2.375

Vale ressaltar que este seria o primeiro piso da Categoria.

O QUE LULA DIZ SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que o piso salarial da enfermagem seja uma mudança necessária para valorização dos profissionais.

"Para uma enfermeira comum, que trabalha 24 por 12 [horas], 24 por 24, ganhar R$ 2.500, R$ 3.500, R$ 4.000 é pouco. Por isso temos que dar o piso", afirmou Lula.

Quando cobrado de um prazo para o piso começar a valer, o presidente apenas disse que o problema será resolvido.

"Vocês podem ter tranquilidade que vamos resolver os problemas de vocês. Nós estamos apenas tentando harmonizar o teto, o salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas", informou.

CONHEÇA AS PROPOSTAS QUE PRETENDEM VIABILIZAR O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: