top of page

Lula tem 44% das intenções de voto e está perto de vencer 1º turno, diz FSB/BTG

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) mostra que ex-presidente tem 45% das intenções de voto de todos os outros candidatos somados no primeiro turno


O ex-presidente Lula (PT) está muito perto de vencer a eleição para a presidência da República no primeiro turno das eleições de 2 de outubro deste ano, revela pesquisa telefônica do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (13).

De acordo com a pesquisa estimulada, quando é mostrado um cartão com os nomes dos candidatos, no cenário de no primeiro turno simulado Lula tem 44% das intenções de voto contra 45% de todos os outros candidatos somados.

Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32% das intenções de voto. Na sequência aparecem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%; a senadora Simone Teber (MDB-MS), com 2%; o deputado André Janones (Avante-MG), com 1% e o cientista político Felipe D’Avilla Partido Novo), também com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Outros 5% dos eleitores disseram que não não votar em nenhum dos candidatos, 2% vão votar branco ou anular o voto e 2% não souberam ou não quiseram responder.

Na simulação espontânea de intenções de voto, quando o cartão com nomes dos candidatos não é mostado aos eleitores, Lula é citado por 40% dos entrevistados, Bolsonaro por 29%, Ciro por 3%, Tebet por 1%.

Neste cenário, 7% responderam que não vão votar em nenhum dos candidatos, 4% brancos e nuloa e 15% não sabem ou não quiseram responder.

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno, Lula tem 54% das intenções de voto, 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, que tem 36%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa pesquisa BTG/FSB foi realzada entre 10 e 12 de junho.

Foram ouvidas por telefone 2.000 pessoas com mais de 16 anos.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), protocolo BR-03958/2022.

bottom of page