top of page

Lote inicial de vacinas da Covid-19 no RJ chega às 13h e será dividido para duas aplicações ao grupo

Profissionais da Saúde e idosos acima de 85 anos vão ser imunizados primeiro.


Primeira fase de vacinação no Rio será para 300 mil pessoas, diz governador


Governador em exercício do RJ, Cláudio Castro (PSC) afirmou nesta segunda-feira (18) que profissionais da Saúde e idosos com 85 anos ou mais serão os primeiros imunizados contra a Covid-19 no estado. Esse grupo vai receber duas doses, com intervalo de semanas.


Pela previsão do governo do RJ, o estado deverá receber cerca de 590 mil doses. Esse lote chegará às 13h e vai para quase 300 mil pessoas.


O governador embarcou no fim da madrugada desta segunda-feira (18) para São Paulo, acompanhando o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.


Os dois participariam de uma reunião para acertar os detalhes da distribuição da CoronaVac.


A previsão do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação em todo o país às 10h desta quarta-feira (20).


Castro afirmou que essas 590 mil doses chegariam às 13h desta segunda ao RJ e já distribuídas aos 92 municípios, para que na terça (19) as prefeituras façam a redistribuição para os postos.



Cláudio Castro com lote de vacinas contra a Covid-19, em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo



Ministro Pazuello (C) e o governador em exercício Cláudio Castro (D) embarcam para São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo


O governo do Rio de Janeiro afirmou neste domingo (17) que a preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está pronta.


Segundo o governo do estado, a logística inclui:


  • Postos - Foram definidos de 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos Bombeiros.


  • Distribuição de seringas - Neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde realizou o segundo dia de distribuição de seringas para os municípios fluminenses. No sábado, foram enviados 3.346.800 de seringas com agulha para 30 cidades. Neste domingo, foram distribuídas 115.500 seringas descartáveis de 3ml com agulha para outros 19 municípios. Ao todo, nesta primeira fase, a SES enviará 5,5 milhões de kits para todo o Estado.


  • Segurança - Uma mega-operação, com apoio da Polícia Militar, foi montada para realizar a distribuição do material para todas as regiões fluminenses.


Seringas distribuídas no Rio sábado — Foto: Mauricio Bazilio/ secretaria de estado de Saúde


Neste domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida no Instituto Butantan (SP) e Oxford/AstraZeneca, que será produzida pela Fiocruz. O ministro Eduardo Pazuello anunciou que a vacinação começa quarta-feira (20), em todo o país, às 10h.


Em nota, o governo do RJ afirmou que "através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional".


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que prevê a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados do País.


O governo do estado também anunciou que as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios estão capacitadas para o monitoramento e terão o apoio do grupo técnico já constituído pela subsecretaria de Vigilância em Saúde.


Fonte: G1


bottom of page