Caixa Econômica Federal vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014

Contratação é uma reivindicação constante do movimento sindical para melhorar atendimento à população e reduzir sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos empregados

CONTRAF-CUT

A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) na noite desta terça-feira (23) que contratará 800 aprovados no concurso de 2014.

"As funcionárias e os funcionários estão sobrecarregados. Há anos estamos pedindo o aumento do quadro de pessoal e, em nossa última reunião de negociação, na sexta-feira (19), reiteramos a urgência em atender nossa reivindicação, numa tentativa de resolver o problema de sobrecarga e os problemas de saúde frequentes que ela causa aos funcionários. Além disso, com uma equipe maior, podemos oferecer um melhor atendimento à população", afirmou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Dados do último balanço divulgado pela Caixa mostram que o banco encerrou o primeiro trimestre de 2023 com 86.741 funcionários, 109 a menos em comparação com o ano anterior. No entanto, apesar da queda no número de trabalhadores, houve um aumento de aproximadamente 5 milhões de novos clientes no período, elevando o número de clientes a serem atendidos para 1.744 por funcionário.

Queremos mais

"Além de ser uma excelente notícia, a contratação de 800 aprovados no concurso é uma conquista do movimento. Certamente ajuda a aliviar a sobrecarga. No entanto, é insuficiente para repor o quadro de pessoal, que tem sido reduzido ao longo dos anos", observou Sergio Takemoto, presidente da Fenae. "Essas 800 contratações são bem-vindas, mas é necessário aumentar o número de funcionários e contratar mais", acrescentou.

Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 funcionários. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, são 14.743 postos de trabalho a menos.