A importância de sempre oferecer bons convênios na sua associação

Atualizado: 3 de abr. de 2019

Valor é uma das palavras de ordem do mercado atual. Nas associações, isso tem se tornado ainda mais importante, pois além de necessitar de um número mínimo de participantes, simplesmente para existir, as entidades precisam se preocupar em agregar valor para atrair e manter cada vez mais associados. Uma das formas de fazer isso é disponibilizando bons convênios na sua associação.

Agregando valor

O paradigma do marketing está mudando. Nas empresas, o foco tem deixado de ser o produto, e passado a ser o cliente. No caso das associações, não tem sido diferente, o foco deixa de ser a associação em si e passa a ser cada vez mais o associado. Cada vez mais, é preciso fazer de tudo para entregar exatamente o que o associado deseja e espera da associação. É preciso dar bastante atenção nesse aspecto, que é de grande importância.

Os convênios

O uso de convênios é um caminho muito eficiente. Oferecer bons convênios na sua associação com escolas, creches, cursos e outras atividades para as crianças, por exemplo, mostra que a entidade se preocupa com o associado e seu dependente.

O mesmo acontece quando é feita parcerias com academias e clubes esportivos que ajudam a manter a saúde e a recreação. Enfim, qualquer parceria pode ser válida, se o associado julgar que ela é valiosa.

O uso de convênios nas associações

A importância das associações é inegável. Afinal, elas ajudam a brigar por melhorias do grupo que as mantém. Mas infelizmente, não são todos que percebem essa relevância, devido à falta de informação, e acabam não dando à entidade o valor que ela merece.

Uma das vantagens de oferecer bons convênios na sua associação é que isso se torna uma via de mão dupla. Como foi mostrado acima, os convênios e as parcerias são extremamente importantes para gerar valor para os associados, deixá-los ainda mais satisfeitos, garantir um número cada vez maior de novos participantes e ajudar na retenção dos contribuintes existentes.

Por outro lado, a parceria com empresas que oferecem convênios pode ser uma forma de envolver mais pessoas fazendo uma espécie de “propaganda”. Os seus parceiros irão ajudar a levar o nome da sua entidade para mais longe e atingir um público potencial cada vez maior, fazendo com que mais pessoas se interessem pela sua associação e aprendam sua importância.

O trabalho da associação

Para isso, é essencial que a entidade busque sempre serviços que os seus associados demonstrem interesse e analise  as condições da parceria, de modo a encontrar o melhor contrato. Alguns pontos são muito importantes, como a exclusividade de atendimento e a prática de falsos descontos. Cabe à entidade zelar para que a parceria seja sempre positiva para seus associados.

As associações precisam estar muito atentas. Tanto para crescer como para sobreviver, as entidades precisam se esforçar e trabalhar muito para reter e atrair novos associados. Para isso, é preciso agregar valor à instituição e fazer o máximo para deixar os associados satisfeitos. O uso dos convênios é uma das táticas que se encaixam perfeitamente com esse modelo.