Receita Federal alerta sobre fraude por e-mail alegando irregularidades na declaração do IR

Golpistas estariam usando o nome da Receita Federal para dar credibilidade ao e-mail falso. Para saber se há algum erro na declaração que você já enviou, acesse o portal e-CAC

MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL

A Receita Federal divulgou nota sobre um novo golpe que circula na internet e que abusa do nome da instituição para ganhar credibilidade. O alerta diz respeito ao envio de e-mails falsos que informam os contribuintes sobre supostos erros na declaração de imposto de renda enviada.

De acordo com o comunicado publicado no site oficial da Receita Federal, a agência informa que não enviará comunicados por e-mail ou mensagens de texto contendo links solicitando a correção de erros nas declarações.

Em geral, os links e documentos contidos em mensagens falsas, se clicados ou instalados em computadores ou celulares, podem permitir que fraudadores acessem ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. Portanto, a orientação mais importante é não abrir arquivos anexados e não clicar nos links disponíveis.

Para saber se há algum erro na declaração de IR já enviada, acesse o portal e-CAC e selecione a opção “Meu Imposto de Renda (DIRPF)”. Em seguida, você precisa clicar na guia "Processamento". Caso tenha entrado na malha fina, você pode verificar a causa do erro clicando no item Net Pendente.

Vale ressaltar que, mesmo antes de receber o prazo de intimação, que serve para comprovar as informações declaradas por meio de apresentação de documentos, é possível corrigir sua declaração, corrigir possíveis erros de preenchimento ou mesmo acrescentar alguma informação não declarada.

Para tirar qualquer dúvida, você pode acessar o site da Receita Federal ou mesmo procurar um posto de atendimento pessoal do órgão em sua região. Você também pode denunciar tentativas de golpe por meio da guia Ouvidoria das Finanças Federais.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira (31). No mesmo dia, terá início o depósito das restituições do IR.