Lula tem 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, diz PoderData

O ex-presidente tem 50% das intenções de voto contra 39% do atual presidente na corrida pela presidência da República deste ano


O ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições para a presidência da República deste ano, segundo pesquisa PoderData, realizada de 22 a 24 de maio e divulgada nesta quarta-feira (25).

De acordo com o levantamento, Lula tem 50% das intenções de voto contra 39% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, Lula aparecia com 49% e Bolsonaro ficava com 38%.

Em levantamentos anteriores do PoderData, Lula já esteve 25 pontos à frente do atual presidente. Os índices foram registrados no final de agosto e início de setembro de 2021. A menor diferença entre os favoritos da eleição ocorreu no último mês, e foi de 9 pontos.

Primeiro turno

Nas simulações de primeiro turno, Lula também lidera a corrida eleitoral em todos os cenários pesquisados.

Segundo o PoderData, o ex-presidente tem 43% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro.

Na sequência, aparecem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 5%, o deputado André Janones (Avante-MG), com 3%, e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 2%. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu da disputa durante a realização da pesquisa, somou apenas 1%. José Maria Eymael (DC-RS), que já foi candidato a presidente cinco vezes, tem 1% –mesmo percentual de Luciano Bivar (União Brasil).

De acordo com o Poder360, o impacto real da saída de João Doria só poderá ser percebido em uma ou duas semanas, com uma pesquisa sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva. Isso, entretanto, também é algo incerto: o MDB tem várias alas e nem todas são a favor da senadora sul-mato-grossense. Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios.

Os dados foram coletados de 22 a 24 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram entrevistadas 3.000 pessoas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no TSE: BR-05638/2022.