Falha do Governo Lula pode atrasar pagamento do piso da enfermagem, alerta entidade

Confederação Nacional dos Municípios alega dificuldades de comunicação com o Ministério da Saúde para os repasses do piso da enfermagem - Agência Brasil

No dia 21 de agosto, uma boa notícia trouxe motivo de celebração para os profissionais da enfermagem.

Na ocasião, o Ministério da Saúde tinha anunciado o início do repasse do recurso adicional destinado aos estados e municípios, permitindo assim a concretização do pagamento do piso nacional da enfermagem.

Desde julho, o Ministério da Saúde vem dizendo que a implementação do piso nacional da enfermagem estava em andamento, com previsão de refletir no contracheque de agosto, o que não ocorreu.

De acordo com o ministério, foi conduzido com sucesso um amplo levantamento de dados de todos os profissionais da enfermagem, em colaboração com estados e municípios, para determinar os montantes que serão repassados a cada ente federativo.

REPASSE DO PISO DA ENFERMAGEM PARA OS MUNICÍPIOS

Na última semana, a pasta divulgou que foi feito com sucesso o primeiro repasse complementar destinado aos estados e municípios para honrar o pagamento do piso nacional da enfermagem.

Segundo o Ministério, um calendário de repasses foi acordado em colaboração com os estados, municípios e o Distrito Federal.

Os profissionais da enfermagem, sejam eles de esfera federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, estão programados para receber nove parcelas ao longo de 2023, com valores retroativos aos meses de maio, junho, julho e agosto.

Esses valores serão transferidos diretamente para os gestores estaduais e municipais, totalizando nove etapas ao longo de 2023, inclusive contemplando o 13º salário.

O governo federal comprometeu-se a destinar R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do piso. Com a expedição da ordem de pagamento no dia 21 , todos os entes federativos teriam recebido os recursos até a quarta-feira (23) de agosto.

No início do mês, os servidores federais da área da enfermagem receberam os valores complementares referentes aos meses de maio e junho, além da parcela de julho. A pasta ressaltou que as demais parcelas seriam quitadas até dezembro, incluindo o 13º salário.

No entanto, a Confederação Nacional de Municípios alertou na segunda-feira (28/08) que os repasses do piso da enfermagem pode sofrer atrasos por falta de informação do Ministério da Saúde, entenda a seguir.

CNM ALERTA SOBRE POSSÍVEIS ATRASOS NO PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM

De acordo com a entidade, "a dificuldade e a pressão sofrida pelos Municípios sobre o piso potencializam cada vez mais e a falta de esclarecimentos do Ministério da Saúde pode contribuir com o atraso do repasse da Assistência Financeira Complementar da União aos profissionais de enfermagem."

"Os repasses creditados nas contas foram definidos com base nos dados enviados pelos Entes na plataforma InvestSUS", informa a CNM.

A confederação reforçou que os municípios enfrentam problemas como início do cadastro dos profissionais no InvestSUS.

"Pois durante o período em que os Entes locais preenchiam os dados de enfermagem, em curto prazo, e com inúmeras dúvidas no preenchimento, não tinham diretrizes claras estabelecidas pelo Ministério da Saúde com relação ao cadastramento neste sistema", continua a CNM.

"Isso resultou em interpretações diversas, levando cada Ente federado a informar dados divergentes dos quais a União, posteriormente, considerou como incluídos para pagamento do piso nos campos de remuneração e outros", alega a confederação.

FALHA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO LULA PODE ATRASAR OS PAGAMENTOS DO PISO DA ENFERMAGEM

A CNM fala também que os municípios têm sofrido "dificuldade de contatar o Ministério da Saúde para obterem informações de qualidade sobre o repasse da Assistência Financeira Complementar da União e muitas dúvidas surgiram e dificultam as ações necessárias para a execução do repasse."

Segundo a confederação, uma cartilha oficial produzida pelo governo federal que detalha o pagamento do piso foi divulgada somente no dia 18 de agosto, com mais de um mês após o encerramento do prazo para cadastro pelos Entes.

Além disso, "a demora na transparência dos dados e a dificuldade dos gestores em acessar o InvestSUS devido à instabilidades nos sistemas têm gerado muitas inseguranças aos gestores municipais", para que os transmites internos possam ser feitos para o pagamento do piso no contracheque dos profissionais.

VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM

Veja abaixo o valor do piso da enfermagem:

VALOR DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023

QUEM RECEBE

R$ 4.750

ENFERMEIROS

​R$ 3.375

​TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

R$ 2.375

​AUXÍLIARES DE ENFERMAGEM

​R$ 2.375

​PARTEIRAS

NOVA PORTARIA DO PISO DA ENFERMAGEM

Confira a íntegra da nova portaria do piso da enfermagem publicada pelo Ministério da Saúde.