top of page

Lula mantém dianteira e tem 47% da preferência do eleitorado, diz DataFolha

Em nova rodada da intenção de votos à presidência divulgada pelo DataFolha, Lula tem a preferência dos eleitores e está 18% à frente de Bolsonaro.


Ex-presidente Lula e candidato pelo PT à presidência neste ano


A maioria dos eleitores do país prefere ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de volta ao Palácio do Planalto. Segundo pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira (28), ele tem 47% da preferência dos brasileiros e brasileiras (o mesmo índice da pesquisa anterior em junho) contra 29% de Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno, que será realizado em 2 de outubro deste ano. A diferença é de 18%. Em seguida vem Ciro Gomes (PDT) com os mesmos 8% da pesquisa anterior.

A intenção de votos para os demais candidatos no 1º turno continua em baixa. Simone Tebet (MDB) chega a 2%. André Janones (Avante-MG), tem 1% das intenções de voto; Vera Lúcia (PSTU) 1% e Pablo Marçal (pros) 1%.

Não pontuaram Felipe d'Avila 0; Sofia Manzano 0; Leonardo Péricles 0; Eymael 0; Luciano Bivar 0; General Santos Cruz 0.

Brancos e nulos somam 6% e não sabem 3%.

Na pesquisa espontânea em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula lidera com 38% (tinha 37%), Bolsonaro marca 26% (27% antes), Ciro tem os mesmos 3% e Tebet surge com 1%. Os indecisos também se mantiveram no mesmo nível, com 26% (eram 27%).

Por renda

Entre os quem ganham até 2 salários mínimos, Lula também vence o presidente por 54 % a 23%.

Entre dois e cinco salários, Lula fica com 40% da preferência dos eleitores e Bolsonaro com 34%.

Entre cinco e 10 salários mínimos, o ex-presidente petista fica com 34% e Bolsanaro alcança 44%.

Acima de 10 salários mínimos, o atual presidente também está à frente com 41% das intenções de voto e Lula fica com 33%.

Homens e mulheres

Lula continua à frente da preferência do eleitorado feminino com 46% e Bolsonaro subiu seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior chegando a 27%.

Já o petista avançou quatro pontos entre homens, dentro da margem que neste segmento é de três pontos, e lidera por 48% a 32%. Bolsonaro perdeu o mesmo contingente numericamente no segmento, que tem 48% da população.

Evangélicos

Bolsonaro tem 43% (tinha 40%), enquanto Lula marca 33% (tinha 35%) no segmento que reúne 25% do eleitorado.

Por regiões

Por regiões, Lula tem a preferência de 59% dos nordestinos, seguido de Bolsonaro com 24 % e Ciro Gomes 8%. No Sudeste, o ex-presidente também está na frente com 49% das intenções de voto e Bolsonaro 28%. O pedetista tem 9%. No Norte, o atual presidente da República tem 39% e está empatado tecnicamente com Lula, que leva ligeira vantagem com 41%, dentro da margem de erro. O DataFolha não divulgou o resultado do Sul do país.

Comparação com pesquisa anterior

Na pesquisa anterior, no final de junho, o ex-presidente Lula tinha 19 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro e liderava a disputa presidencial com 47% das intenções de voto no primeiro turno, ante 28% do principal adversário. Ciro Gomes (PDT) marcou 8%.

Naquele levantamento, dez outros candidatos se embolavam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que tinham de 2% para baixo.

Nos chamados votos válidos, Lula teve 53%. Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um.

Metodologia da nova pesquisa

A pesquisa Datafolha presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais em 183 municípios nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-01192/2022

Comments


bottom of page