Ipec: Lula tem 55% dos votos válidos no 2° turno, contra 45% de Bolsonaro

e forem considerados todos os votos, o que inclui os brancos e nulos, Lula tem 51% das intenções de votos e Bolsonaro, 43%, no cenário estimulado


O ex-presidente Lula (PT) tem 55% dos votos válidos para o segundo turno da disputa pela presidência da República, que ocorre no dia 30 deste mês. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 45%.

Os dados são da pesquisa Ipec (ex-Ibope) e foram divulgados nesta quarta-feira (5).

De acordo com o Ipec, se forem considerados todos os votos, o que inclui os brancos e nulos, Lula tem 51% das intenções de votos e Bolsonaro, 43%, no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados não recebem os nomes dos candidatos, Lula seria a escolha de 50% e Bolsonaro, de 40%.

Segundo o Ipec, 56% dos brasileiros acreditam que Lula será eleito no segundo turno. Os que acreditam que Bolsonaro será reeleito são 34%. E 10% não sabem ou não responderam.

Os que mais confiam na vitória de Lula

- 71% dos eleitores do Nordeste acreditam que Lula vai ganhar.

- 66% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo.

- 63% dia Jovens de 16 a 24 anos.

- 60% dos pretos e pardos. A expectativa de vitória de Bolsonaro é maior entre pessoas com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (52%), evangélicos (49%), moradores das regiões Sul (44%) e Centro-Oeste (41%) e eleitores com ensino superior (40%).

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Ipec foi contratada pela TV Globo.

Foram realizadas 2 mil entrevistas presenciais entre os dias 3 e 5 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02736/2022.