Estado do Rio estende campanha de vacinação contra a gripe após não atingir meta de 90%

Atualizado: Jun 4

Campanha vai até o dia 15 de junho. Postos itinerantes funcionarão na capital no Metrô, shopping e BRT. Em 2019, foram 18 mortes por H1N1 no RJ. Vacinação no país termina na sexta-feira (31).


Vacina contra a gripe será estendida até o dia 15 de junho no Rio de Janeiro — Foto: Rogério Azevedo/Prefeitura de Campos

A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios fluminenses para o dia 15 de junho. A medida foi adotada porque o estado não atingiu a meta estabelecida de vacinar 90% da população. A campanha termina na próxima sexta-feira (31) em todo o país.


Balanço divulgado pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica informou que foram notificados, em 2019, 77 casos, com 18 mortes. No ano passado, foram 233 casos de influenza, com 30 mortes.


Desde que a campanha foi aberta no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da secretaria é vacinar 4,9 milhões de pessoas.


Além da vacina oferecida nos postos municipais, a secretaria realiza eventos de vacinação volante com o objetivo de estimular a imunização contra a gripe (veja abaixo os próximos).


Quem deve tomar a vacina

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto.


A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade.


A vacina também está sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.


Campanha

Terça-feira (28) - ação ocorre no Barra Shopping, das 14h às 17h;Quarta-feira (29) e quinta-feira (30) - na estação BRT Alvorada, das 7h às 11h;Quarta-feira (29) - na estação do Metrô na General Osório, das 8h30 às 16h30;Quinta-feira (30) - nas estações Praça Onze e Largo do Machado, das 8h30 às 16h30 e na Jardim Oceânico, das 9h às 13h;

A vacina é importante porque ao receber a dose a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1.

Fonte: G1

28 visualizações

O sindicato representa os servidores estaduais, municipais e terceirizados que atuam nos serviços públicos de saúde no Estado do Rio de Janeiro.

FALE CONOSCO
Entre em contato com o SindSaúdeRio
através dos nossos canais:
Email: secretaria@sindsauderio.org.br
Fone: (21) 3177-7777

 

NEWSLETTER
Quer acompanhar o SindsaúdeRio mais de perto? Cadastre-se

 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à SEESS-RJ